Marcadores: ,

Movendo e Salvando Aplicativos no Cartão de Memória

Os aparelhos que trabalham com sistema Android, em geral, possuem grande espaço para armazenamento interno. Porém, essa nova "safra" de smartphones que está invadindo o mercado, por motivos óbvios, trabalha pensando somente na expansão da memoria externa e acabaram não se importando muito com o fato de que grande parte dos aplicativos, por motivos de funcionamento, precisam deixar armazenada pelo menos parte de seus arquivos na memoria interna do aparelho. Ou seja, sobrou pra nós "descascarmos esse abacaxi".

Já posso adiantar que, para mover a maioria dos aplicativos para a memoria externa você precisará de Acesso Root.

A melhor maneira de mover os aplicativos e abrir espaço na memoria interna é realmente particionando o cartão, para que o sistema reconheça a partição como uma extensão da memoria interna. Existem várias maneiras de particionar o cartão de memória, se você não sabe como fazer, veja ESSE TUTORIAL.

Antes de iniciar, devemos baixar os programas que usaremos:

Move2sd enabler
Link2sd
Titanium Backup

O aplicativo move2sd enabler é opcional, caso não queira pode usar apenas o link2sd e o Titanium Backup

Em configurações, abra a guia aplicativos > desenvolvimento > e marque a caixa depuração USB (toda a vez que reiniciar o aparelho até terminar o processo).

1° - Instale o programa link2sd, ele perguntará qual a sua partição do cartão de memória, selecione (ext2, ext3 ou ext4), conceda a permissão de super-user quando ela for solicitada e o aplicativo solicitará que voce reinicie o aparelho, faça isso. Caso você possua uma Firmware com kernel original e o link2sd não esteja reconhecendo a partição que você criou, leia as observações no final desse tutorial.

2° - Após reiniciado o P500, abra novamente o link2sd e aperte o botão menu > settings > e marque a opção "autolink".

3° - Feche o link2sd sem mover nada ainda e abra o Titanium Backup. Faça o Backup dos aplicativos de usuário. Se você não sabe usar o Titanium Backup, dê uma olhada NESSE TUTORIAL antes de prosseguir.

4° - Desinstale todos os seus aplicativos de usuário (ou pelo menos os que voce deseja mover). Isso pode ser feito manualmente "um a um" ou através da operação em lote do Titanium Backup.

5° - Restaure os aplicativos através do Titanium Backup e note que o link2sd estará movendo (linkando) seus arquivos cache para o cartão de memoria. Uma notificação na barra do P500 irá aparecer cada vez que um aplicativo for instalado, porém alguns não serão movidos e apresentarão uma mensagem de falha, mas isso é normal. Aguarde o final do processo


6° - Abra o link2sd e verifique se existe algum aplicativo que ele não "linkou" nem moveu para o cartão de memoria, geralmente eles não estão marcados (em vermelho) como "linked to sd" ou "on sd". Caso encontre algum sem essas marcações, apenas abra o move2sd enabler e o faça através dele ou do próprio Titanium Backup como a seguir:

7° Movendo os arquivos que o Link2sd não linkou ou moveu.

Através do Titanium Backup:

Abra o Titanium, aperte Menu > Lote > Mover/Integrar > desmarque todos > selecione apenas os aplicativos que não constarem no link2sd como "linked 2 sd" ou "on sd" > execute a operação em lote.

Através do Move2Sd enabler
1 - Instale o Move2Sd enabler, abra-o, conceda-lhe a permissão de super-user. Ele vai avisar que é necessário ativar a depuração USB antes de usar, se ela já estiver ativa, apenas marque a caixa "i've read it" e prossiga. Ele perguntar qual o local padrão para instalação de aplicativos, selecione "external". Depois disso ele vai perguntar se voce já quer mover os aplicativos para a memória exetrna, clique em Ok.
Ele deve sugerir o endereço do gerenciador de aplicações. Depois disso, nas proximas vezes, nem precisa abrir mais o move2sd vá direto para o passo seguinte...


2- Abra o gerenciador de aplicações do Android (menu > configurações > aplicações > gerenciar aplicações) e mova os aplicativos que o Link2sd não "linkou" ou moveu.

Observações:
1° - Se você possue uma Firmware com kernel Original, tanto Gingerbread quanto Froyo e o link2sd não esteja reconhecendo a partição que você criou (geralmente não reconhece a partição ext 4), faça o seguinte procedimento:

Tente recriar a partição sem fazer o "convert to ext 3" e o "convert to ext4" para manter a partição ext2. Após isso, no proprio menu da partição do Recovery em "partition sdcard" selecione "Repair Sd:ext" e confirme.

Abra o gerenciador de aplicativos do P500 (menu > aplicativos > gerenciar aplicações) e apague os dados do link2sd para que ele fique como se tivesse acabado de ser instalado. Repita o processo de escolha da partição apenas selecionando a partição ext2 e depois reiniciando.


2° - Não mova o proprio "Move2sd enabler", o proprio "link2sd" ou o Titanium Backup para a memoria externa.

3° - Nenhum widget de aplicativos que foram movidos vai funcionar mais enquanto ele estiver na memoria externa.

4° - Esse processo funciona normalmente para quem tem Rom Original, desde que tenha cartão particionado e Root.

5° - Em alguns casos, principalmente com usuários da Gingerbread 2.3.3, pode ocorrer uma queda acentuada na velocidade de transferencia de dados do cartão de memória para o PC e vice-versa após a partição do cartão. Geralmente isso é problema com a kernel original da LG e pode ser resolvido trocando-se por uma modificada. Isso não é regra, como foi dito, só ocorre em alguns casos.

6° - Após os procedimentos acima, abrindo o gerenciador de aplicativos do Android, voce pode notar que alguns aplicativos continuam marcados como se estivessem na memória interna. Não se preocupe com isso, apenas verifique se ele foi "linkado" na lista de aplicativos do "link2sd". Caso ele esteja marcado com "linked to sd" ou "on sd" ele já está na externa e movê-lo novamente através do Android não vai aumentar o seu espaço na memória interna. Isso ocorre porque o sistema trata a partição do cartão de memória "montada" pelo link2sd como uma extensão da memória interna, e não como um cartão de memória.